quinta-feira, 12 de abril de 2012

PRESTA ATENÇÃO. JÁ FOI MAIS DIFÍCIL!


Preste atenção :
Muitas pessoas não tiveram algo que chamamos de oportunidade.Elas bateram em muitas portas e se têm sucesso hoje foi á custa de muita ralação, muito suor, foco e comprometimento.Hoje em dia está tudo muito mais fácil: fazer uma faculdade, esses programas de bolsas, apoio ás famílias de baixa renda, bilhete que você anda por várias horas pela cidade,programas de estágios, primeiro emprego,financiamentos para estudantes, cursos gratuitos de capacitação profissional dados por setor público e tantos outros.
O que eu vejo é que quanto mais parece que as coisas estão acessíveis, menos as pessoas se empenham em dar seu melhor. Inovar em todas as áreas continua sendo o que vai te tornar especial, porque francamente só vejo as mesmas novidades de sempre.
A não ser pelo mundo da tecnologia que muda a todo o momento, um movimento de retrocesso acontece, e quando falo  nisso não estou dizendo regredir, estou dizendo fazer como era feito antes se analisarmos do âmbito ambiental, onde estamos tendo que aprender a reciclar e cuidar melhor dos nossos recursos naturais para que os tenhamos por um tempo mais longo. Mas isso, nos tempos dos nossos avós ou bisavós eles já faziam, quando plantavam sua horta no fundo da casa e usavam pó de café e a água do frango como adubos para as plantas. Iam ao trabalho de bicicleta, reformavam roupas, etc.
Outro dia, meu filho de 9 anos fazia uma tarefa onde dizia  o que as gerações passadas deixaram para nós.E a pergunta era exatamente essa: O que a sua geração vai deixar para as gerações futuras? Ele me fez essa pergunta e seria trágico se não fosse cômico, mas só pude pensar no FUNK e coitado, ele ficou bem na dúvida também.
Em meio a tantos pensamentos que me fazem lembrar de uma infância dura, quando paro penso e vejo que há conhecimento na minha cachola, tanta coisa pra passar , experiências reais, vivência, mas fatalmente que eu  perco para o Google...imagino se na minha época de estudante eu tivesse esse Mago me apoiando e não precisasse ir a biblioteca alugar livro pra pesquisar e detalhe, tínhamos apenas 7 dias pra ler e devolver...Nossa! Quantas diárias eu paguei a mais por expirar o prazo de devolução.
São exatamente essas oportunidades, essas facilidades que tornam alguns jovens muito comuns...Não vejo nada de diferente...Nenhuma inovação...Nada pra contar a não ser os compartilhamentos nas redes sociais e algumas curtidos em uma ou outra postagem mais interessante que demonstra que alguns ainda “pensam”.
Não estou de forma alguma querendo detonar a juventude...Cada um tem seu tempo, mas eu estou tão preocupada com isso, com essas oportunidades escancaradas que hoje vocês têm e que infelizmente não sabem usar em seu favor.
Uma geração com tudo aí, á vontade...E eu não estou vendo muito suor rolar nessa testa, só consigo enxergar você colocando a culpa no “sistema”, nos seus pais...Ó dia, ó céus...blá,blá,blá!Bah...me poupe!
Claro que eu também queria que tivesse sido mais fácil para mim...mais oportunidades, mas com toda sinceridade, quando eu olho para trás eu penso: Foi uma brasa, mora!
Então, o que eu relato acima faz algum sentido para você?
Aninha Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário